- fatores sociais;
- fatores familiares;
- fatores econômicos;
- fatores médicos diferenciados para cada indivíduo;
- fatores psicológicos e etc.
Educação, Direitos, Esportes, Inclusão, Exclusão, Cidadania e DEFICIÊNCIA AUDITIVA. INFORMAÇÕES para Pais e Portadores de Defic. Auditiva, Professores, Terapeutas ou para quem deseja se inteirar sobre o assunto.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
DEFICIÊNCIA AUDITIVA, METODOLOGIAS E CRISTIANISMO NO TRATO COM OS PAIS E OS DEFICIÊNTES AUDITIVOS.
A Deficiência Auditiva é uma das deficiências que menos comprometem o indivíduo fisicamente e se detectada precocemente também será a que menos compromete o indivíduo cognitivamente.
Por uma série de fatores: históricos, sociais e econômicos adotou-se como língua mãe dos surdos, a linguagem de sinais ou libras.
Justamente por causa desses fatores, a Oralização foi vista por muito tempo como um método que não respeitava a identidade da pessoa surda.
E todas as justificativas que defendem o Bilingüismo, a linguagem de sinais e a linguagem de libras possuem as suas razões, apesar da minha pessoa não concordar filosóficamente com as atitudes tomadas, para condenar o que foi feito no passado para se oralizar crianças e adultos surdos.
Porém, devemos com muito cuidado analisar o que falamos e o que escrevemos quando tratamos de qualquer tipo de metodologia, seja ela educacional ou para tratamento das diferentes deficiências existentes.
Devemos em primeiro plano ter conhecimentos suficientes nas áreas para falar ou escrever sobre qualquer assunto relacionado à isso.
E por esse motivo, me nego à defender ou condenar a Metodologia Bilingüe.
Mas infelizmente, não é o que vemos.
Respeitamos sim, os profissionais que lidam com o biligüismo, os seus conhecimentos e as experiências adquiridas.
Tanto respeitamos que não falamos, escremos ou condenamos qualquer outra metodologia, apenas defendemos aquela que temos conhecimentos suficientes e respostas positivas para DEFENDER, SEM CONDENAR.
Porém, não podemos admitir que pessoas que não conheçam suficientemente os Métodos de Oralização de Deficiêntes Auditivos, saiam falando e escrevendo daquilo que não conhecem.
VAMOS TER ACIMA DE TUDO, RESPEITO POR TODOS, RESPEITO PELOS CONHECIMENTOS QUE CADA METODOLOGIA POSSUE e principalmente vamos falar daquilo que nos compete ou daquilo que possuímos conhecimento para defender.
QUANDO OS PAIS NOS PROCURAM, professores, educadores, fonoaudiólogos, assistentes sociais, médicos e etc, se não possuímos conhecimentos sobre alguns assuntos NÃO DEVEMOS CONDENÁ-LOS E NÃO DEVEMOS JAMAIS DIZER QUE AQUELA OU A OUTRA METOLOGIA É A MAIS CORRETA.
TODAS AS METODOLOGIAS SÃO CORRETAS, pois cada uma atende uma necessidade diferente da sociedade. Necessidades essas, que atendam aqueles fatores abordados no ínicio desse texto:
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Luciana Pelosini