Quem nos Salvará ?
Olá, Bom dia!
Vocês já pararam para pensar a quantos anos acumulam-se os problemas da Área Educacional no Brasil?
Quando me deparo pensando e sonhando que um dia tudo isso possa mudar, fico indignada por saber que existem pessoas que viveram suas vidas inteiras no Brasil, trabalharam e se aposentaram como Educadores. Até hoje assistem, quase que os mesmos problemas de décadas atrás.
Entra governo, sai governo. Entra presidente da república, sai presidente da república. Entra ministro e sai ministro. E nada, nunca se modifica.
E a bandalheira continua.
Tentam elaborar programas educacionais com as mesmas fachadas, pois o problema fundamental nunca é resolvido. Passados quase uma década, muda-se o governo e muda-se o programa educacional, mas o foco do problema nunca é visto.
As regiões do Brasil que apresentam problemas graves como: aldeias indígenas, interior dos estados da região norte e nordeste etc. não são os que mais apresentam déficits.
Pois vamos comparar algumas situações: as regiões aonde o acesso é difícil para alunos, professores e funcionários, existem problemas sociais, culturais e de infraestrutura torna-se fácil a explicação quanto à investimento.
Mas se tomarmos como exemplo, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Locais aonde a infraestrutura é diferenciada de qualquer outro do país, como se explica então, a falta de prédios adequados, de quadras poliesportivas para a prática da Educação Física, materiais didáticos aos professores, condições dignas de trabalho, má remuneração dos funcionários, etc.?
Enquanto isso, no Congresso Nacional e na CPI do Cachoeira, discute-se mais uma quadrilha que rouba dinheiro público.
A cada dia, essa situação me impressiona mais, parece até palhaçada. Um país que tem na sua agenda de eventos, a Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol, não ter escolas com infraestrutura, professores remunerados adequadamente e nem sequer quadras para a prática esportiva.
Mas aqui no Rio de Janeiro teremos Metrô, pontes, ruas e avenidas para chegar às escolas, apesar de faltar prédios para acomodá-las.
Teremos também locais para as competições … Mas não conhecemos sobre os esportes e como se compete determinadas modalidades …
Teremos ruas e transportes, mas não darão acesso as pessoas com deficiência.
Um abraço á todos até a semana que vem,
Luciana Pelosini

A obra Quem nos Salvará ? de Luciana Pelosini foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em http://www.acessibilidadetotal.com.br/quem-nos-salvara/