segunda-feira, 7 de junho de 2010

Conhecendo as Estruturas da Orelha e os tipos de Deficiência Auditiva.

O órgão responsável pela audição é a orelha (antigamente denominado ouvido), também chamada órgão vestíbulo-coclear ou estato-acústico. A maior parte da orelha fica no osso temporal, que se localiza na caixa craniana. Além da função de ouvir, o ouvido também é responsável pelo equilíbrio. A orelha está dividida em três partes: orelha externa, média e interna (antigamente denominados ouvido externo, ouvido médio e ouvido interno. Sem nos aprofundarmos muito sobre esse tema, essas pequenas explicações e as imagens a seguir nos dão uma base para revermos a anatomia e entendermos posteriormente quais são os tipos e graus de deficiência auditiva. Google Imagens: Anatomia do Aparelho Auditivo; divisão da orelha externa, orelha média e da orelha interna. Existem três graus de surdez:
  • Surdez de Condução: que decorre de problemas da orelha externa (obstrução do meato, acúmulo de cera) ou de distúrbios da orelha média (otite média, ostosclerose);
Google Imagens: Anatomia da orelha externa: pavilhão auditivo, canal auditivo externo, estribo e janela oval.
Google Imagens: Anatomia da orelha média: detalhamento do tímpano, martelo, bigorna
  • Surdez Neural (perda neurosensorial): resulta de doenças que envolvem a cóclea ou a porção coclear do nervo vestibulococlear.

A cóclea é um aparelho membranoso formado por tubos espiralados. As células ciliadas da retina possuem campos receptivos e análogos às células ganglionares da retina Enquanto os campos receptivos das células ganglionares referem-se à codificação da localização no espaço, os campos receptivos das células ciliadas referem-se a uma codificação da freqüência do som.

Imagens: GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5ª ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.
  • Surdez central: é ocasionada por danos nos núcleos cocleares ou, possivelmente, nas suas conexões centrais.

A perda da audição pode ser causada por trauma (por exemplo, fratura da parte petrosa o osso temporal), doenças desmielizantes, tumores, algumas medicações (estreptomicina) ou a artéria do labirinto. Danos na parte coclear do nervo resultam em tinido (zumbido) e/ou surdez parcial ou total na orelha. As perdas auditivas de alta frequência são as mais comuns.

Essa foi uma pequena e mais simplificada explicação sobre a Anatomia da Orelha e uma Introdução sobre os tipos de Deficiência Auditiva existentes.

Porém, para avaliarmos a perda auditiva de uma pessoa, é necessário o estudo de outros temas que eu gostaria muito de explicar à vocês. Mas vamos entendendo devagar cada um deles Espero que sejam esclarecedores para vocêss.

Bibliografias:

Haines, Daiane E., Neuroanatomia - Atlas de Estruturas, Secções e Sistemas, sexta edição, Roca, 2006.

Gazzaniga, Michel S., Neurciência cognitiva: a biologia da mente, Artmed, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigada.
Luciana Pelosini