Atividade Física e Reabilitação
Por Luciana Pelosini- 19 de abril de 2012
Postado em: Acessibilidade Moral, Artigos, Brasil, Destaques, Educação, Esporte
Por Luciana Pelosini
Bom dia a todos,
Quantos de nós ouvimos, constantemente, o depoimento de pessoas conhecidas sobre o fato de terem saído do sedentarismo e feito a opção pela prática de alguma atividade física.
E a frase é: “Hoje sou outra pessoa”.
Quem não gosta ou nunca praticou alguma atividade física constante, pensa logo em seguida: “Até parece que a pratica da atividade física muda uma pessoa.”
Nesses meus, deixe-me ver, 19 anos de profissão. Assisti e participei de muitas histórias como essas. Mas esse não será um texto como todos os outros, que tem o objetivo de te convencer da pratica de exercícios físicos como melhora da sua condição geral de vida.
Os relatos que eu possuo sobre, como uma atividade física pode mudar a sua vida. São inúmeros e então eu resolvi escrever algumas aqui.
Trabalho com natação desde 1990, então são 22 anos. Comecei a dar aula antes de me formar em Educação Física. Sem contar o tempo em que eu era a aluna, que teve inicio em 1980, quando eu tinha 9 anos. Então na verdade, essa paixão pela água já tem 32 anos.
Como na maioria dos casos, eu também fui levada a praticar natação como forma de reabilitação, para a melhora dos meus níveis glicêmicos, por causa do diabetes.
E isso me trouxe uma experiência muito grande na relação, professor x aluno, reabilitação x respeito, cordialidade.
E então, ali eu descobri algo que me fazia muito bem.
A atividade física, quando bem orientada, é capaz de funcionar como terapia psicológica, como terapia moral, como terapia sócio-integradora, como terapia sócio-educativa etc.
A atividade esportiva torna-se tão apaixonante que também vemos a construção e a desconstrução desses conceitos, quando o indivíduo acredita possuir um potencial superior aos outros e deixa que seu “Ego” passe a dominá-lo, agindo de forma extremamente egocêntrica e egoísta.
Dessas duas formas de contribuição: construção e desconstrução de conceitos morais, cada um de nós possui um exemplo na nossa memória. Somos capazes de identificar atletas que conseguiram construir conceitos morais e reproduzi-los e na contramão vemos também inúmeros atletas que deixaram o seu “Ego” predominar e em contrapartida, atitudes que demonstram claramente a desconstrução desses mesmos conceitos, acreditando possuírem mais direitos que todas as outras pessoas.
Mas prefiro deixar aqui a lembrança de grandes momentos de construção:
•Alunos de terceira idade com problemas motores graves, que acreditavam nunca mais poder retomar atividades normais do seu cotidiano e que chegaram ao patamar de não só retomarem os movimentos motores, como também ganhar auto-estima, prazer, realização, paciência, convívio etc.
•Atletas que durante a sua vida de treinamento nunca acreditaram neles mesmos e que hoje são professores ou técnicos de outras modalidades esportivas e treinam milhares de alunos;
•Crianças que apresentavam medo do meio aquático (medos inconscientes), que, no entanto nunca tinham sofrido qualquer trauma na água. Curaram-se dos seus medos, através de exercícios pedagógicos da modalidade e depois de tomada a confiança no professor contavam naturalmente outro episódio de medo causado por outros fatores. (transferência de medo). ETC…
O mais difícil é reconhecermos que não somos ninguém sozinho, somos apenas parte de um todo.
E por favor, hoje é dia 19 de abril, Dia do Índio!! Não se esqueça de dizer isso aos seus filhos.
E em comemoração a data, gostaria de deixar uma dica para o final de semana. Assistam o filme Xingu, lindo !! A luta dos irmãos Villas Boas pelos direitos dos nossos índios e pela criação do Parque Nacional do Xingu, que hoje está passando novamente pelas mãos dos políticos brasileiros, com a criação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte.
Para quem se interessar em saber o que a criação da Usina causará ao Parque Nacional do Xingu, aqui vão dois links:
http://www.youtube.com/watch?v=D1VjZAYTlOs&feature=related
http://www.infoescola.com/geografia/usina-hidreletrica-de-belo-monte/
E para que todos possam lutar contra a criação da Usina de Belo Monte.
Divulgue essa idéia, pois como disse anteriormente não somos sozinhos, somos parte de um todo.
Um grande abraço a todos vocês e até a semana que vem.
Luciana Pelosini.

A obra Atividade Física e Reabilitação de Luciana Pelosini foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada. Com base na obra disponível em http://www.acessibilidadetotal.com.br/atividade-fisica-e-reabilitacao/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigada.
Luciana Pelosini