segunda-feira, 2 de abril de 2012

BUILLING
http://www.acessibilidadetotal.com.br/

Bom dia pessoal,
Vamos falar hoje sobre esse fenômeno que afeta quase que a totalidade das escolas públicas e particulares.
Lendo alguns artigos da Cartilha Builling nas escolas, lançado em 2010, pelo Conselho Nacional de Justiça e com o apoio da FMU, resumiremos Builling assim:
“Qualquer tipo de ameaça e/ou intimidação física, verbal, psicológica, moral, sexual e virtual de forma intencional e repetitiva, realizada dentro da escola.”
Todos nós freqüentamos as escolas e sabemos que esse tipo de conduta é bastante comum lá dentro.
Porém, o que muda hoje é a penalidade judicial para quem pratica a agressão. E essa informação não é dada na Cartilha porque as leis estaduais que o caracterizam criminalmente saíram depois dessa data.
Hoje, qualquer pessoa que se sinta ameaçada por outra, caracterizando o Bulling, pode se dirigir a uma delegacia e realizar um boletim de ocorrência. O ideal é que se saiba o nome completo do agressor, que se identifique o local aonde a agressão se repete e que caracterize a repetição do ato.
O que vemos hoje, infelizmente, é um Builling generalizado. Não se restringe mais apenas ao âmbito escolar, está presente também em residências, play grounds, locais de trabalho, locais religiosos, entre crianças de quase todas as faixas etárias, entre adultos e assim vai.
Mas precisamos ficar atentos aos nossos filhos, quando uma criança passa a ter uma atitude de builling. Na maioria vezes, o exemplo vem de dentro de casa. Precisamos ficar atentos as nossas atitudes reavaliando nossas condutas de respeito ao próximo, as nossas pequenas atitudes. As crianças e os adolescentes estão sempre nos observando e construindo novas conexões e novos conceitos.
O que explica uma criança com pouca idade ou um adulto de mais de 21 anos praticando builling?
Na criança a explicação é simples, pois ela passa a reproduzir atitudes de pais e familiares.
Quando adulta, são essas mesmas atitudes, porém concretizadas.
Quando criança, possuímos uma capacidade maior de aprendizado e de plasticidade neuronal nas áreas que sintetizam os estímulos psíquicos, dando-nos a chance de ainda modificar algumas conexões.
E nós, pais e educadores, não podemos perder essa grande chance que temos nas mãos: o poder de modificar algumas atitudes que ainda não se concretizaram.
Essa é a grande razão de ficarmos atentos as atitudes de nossos filhos e alunos, que não são legais. Com uma boa dose de autoconhecimento e com muito amor.
Para quem quiser se inteirar um pouco mais:
http://www.slideshare.net/monixss/cartilha-bullying-8174545


E para que vocês não se esqueçam:
Dia 02 de abril - Dia Internacional de Conscientização do Autismo, aqui vai um vídeo postado no You Tube.
Um pouco grande, mas vale a pena assistir.
http://www.youtube.com/watch?v=fRy2rvdcIf0


Vamos pensar com amor sobre isso?
Abraços e até a semana que vem,
Luciana P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigada.
Luciana Pelosini